Antes de avançar para a temática de hoje, quero só dar-lhe um pequeno “lamiré” do que é um contabilista e as suas funções.
O que é um contabilista?
Um profissional da área da contabilidade atua, essencialmente, no panorama financeiro de uma empresa. Ele é responsável pelo fecho e balanço de contas e ainda, pela elaboração de planos financeiros. Este profissional é a pessoa que trabalha com números relacionados com o ativo ou passivo da empresa.
Entre as suas funções estão:
- Projeções de contas;
- Orçamentos;
- Tratamento de dados, impostos e questões com a AT (IVA, IRC, etc);
- Budgets anuais;
- Análises, classificações e conciliações financeiras.
- Administra e controla ativos, com análise de custos e de resultados.
- Elabora demonstrações;
- Análise da situação patrimonial e financeira;
- Entre outros.
O contabilista é, também ele responsável pela organização e supervisão das contas da empresa. As suas responsabilidades vão desde a gestão orçamental até à auditoria e controlo interno de contas.
Voltando ao início…
A pergunta, estampada no título, provavelmente, pode e deve ser reformulada para a seguinte questão: O que um contabilista pode fazer por si e pelo seu negócio?
Sem um extenso conhecimento na área da contabilidade, com toda a certeza, que qualquer empresário irá cometer erros e ou vai deparar-se com contratempos irritantes, que lhe vão consumir tempo precioso. E como todos sabemos: tempo é dinheiro.
Ele(a) vai evitar "stresses" desnecessários e permitir que possa concentrar-se noutras áreas da sua vida ou do seu negócio.
Contabilista e Garantias
Um contabilista dá-lhe as garantias de que o trabalho é realizado em tempo útil e que é cumprido o calendário fiscal anual, permitindo assim menos “dores de cabeça” aos empresários.
Mas um contabilista só pode ser o seu “ÁS” - como num baralho de cartas - se a vossa relação for de colaboração, vamos então perceber melhor esta questão.
Relação entre o contabilista e empresa
O tipo de relação entre os serviços de contabilidade e a sua empresa deve traduzir-se por um tipo de relação simbiótica, de colaboração mútua e com um objetivo comum: a vitalidade e saúde financeira da sua empresa.
Alcançar este objetivo só é possível através de uma saudável colaboração entre si e o seu contabilista. Se não considera o seu contabilista um parceiro do seu negócio, está na hora de mudar!
Tempo, dinheiro, informações e soluções, por onde andam?
Depois de “destrinchar” o assunto que me trouxe aqui, vamos avançar para uma questão, também ela, muito importante.
Então, um contabilista é aquele que lhe vai dar:
- Tempo - para se dedicar ao que é realmente importante;
- Dinheiro – colocando o seu foco noutras áreas da empresa consegue mais rentabilidade;
- Informação e, consequentemente, mais planeamento;
- Soluções – para que não perca tempo com as dificuldades;
O seu contabilista é tudo isto para si?
Se a sua resposta for não, então o ideal é pedir-nos ajuda, hoje mesmo!